top of page
A IGREJA IRMÃOS MENONITAS
Sua Origem e Confissão de Fé

 

Com a Reforma Protestante do século XVI, os princípios bíblicos da justificação pela fé e do sacerdócio universal foram novamente colocados em foco. Contudo, enquanto Lutero, Calvino e Zwinglio mantiveram o batismo infantil e a vinculação da igreja ao Estado, os anabatistas liderados por Georg Blaurock, Conrado Grebel e Félix Manz ansiavam por uma reforma mais profunda.


Os anabatistas, assim chamados por defenderem o batismo somente de pessoas realmente crentes, fundaram então sua primeira igreja no dia 21 de janeiro de 1525 próxima a Zurique, na Suíça, de acordo com a doutrina e conduta cristãs pregadas no Novo Testamento e testemunharam alegremente de sua nova vida em Cristo.

Os princípios enfatizados pelos anabatistas foram:
•    Que as Escrituras Sagradas, em especial o Novo Testamento, são a autoridade final;
•    Que a igreja é uma irmandade formada de pessoas renascidas;
•    Que a essência do cristianismo consiste no discipulado de Cristo e que a ética do amor rege todas as relações humanas.


O testemunho pessoal e a perseguição religiosa levaram os anabatistas e a nova doutrina a diferentes países da Europa, surgindo inúmeras igrejas inicialmente na Prússia (atual Alemanha), Áustria e Holanda. Neste último, um dos grandes líderes anabatistas foi MennoSimons (1496-1561), cuja influência sobre o grupo foi tão profunda que seus adversários passaram a chamar aos anabatistas de "menonitas".

 

Com o passar do tempo, surgiram muitas colonizações menonitas que lutaram pelo seu bem-estar espiritual, cultural e material em diversas regiões da Rússia européia e asiática.
Em 1788, a convite de Catarina, a grande, imperatriz da Rússia, agricultores menonitas da Prússia emigraram para a Ucrânia, no sul da Rússia.

Com o advento da estabilidade política na Europa

e o fim das perseguições religiosas, muitos

menonitas, pelo seu trabalho árduo e bem planejado,

haviam adquirido um nível de vida invejável. Como

conseqüência, observou-se um acentuado declínio

na vida espiritual dos menonitas da Rússia, visto que

em muitos lugares a vida religiosa tornara-se formal

e presa a tradições.

A OBRA MISSIONÁRIA NO BRASIL

 

O primeiro período no Brasil (1930-1946) não era uma fase de expansão, e sim de sobrevivência. Os refugiados mal podiam cuidar de si nesta terra tão distante e nesta cultura tão diferente.


Na área de missões, podemos afirmar que o enfoque era mais interno que externo direcionado à evangelização dos filhos e outros imigrantes (de origem menonita) ainda não convertidos.  Convém destacar ainda a construção doHospital Menonita (1937) em Witmarsum (SC).  O mesmo atendia tanto colonos menonitas como outros imigrantes e brasileiros na vizinhança.  1947 também foi o ano da abertura do Lar das Crianças, um orfanato em Curitiba patrocinado pela Missão Irmãos Menonitas (hoje MBMS International).  

 

Este orfanato forneceu oportunidades para o envolvimento das igrejas, para o treinamento de obreiros, e para a implantação de novas igrejas nos anos 50.


Os anos 60 e 70 foram décadas de expansão missionária.  Novos campos foram abertos no leste de SC, no sudoeste do PR, e na Grande São Paulo.  Dezenas de novas igrejas foram implantadas pela missão norte-americana, pelas convenções de igrejas alemãs e brasileiras, e por diversas igrejas mães.  Novos métodos foram utilizados incluindo o uso de rádio, e ainda evangelismo por saturação (equipes BotendesFriedens e Mensageiros da Paz).  

 

A missão voltou a ocupar lugar central entre os Irmãos Menonitas. Finalmente, os anos 80 e 90 são caracterizados mais por consolidação do que expansão.


Outro marco importante foi a fusão da antiga Convenção e a Associação em 1995.  Em meio a esta ênfase na consolidação, pelo menos duas novas fronteiras missionárias foram abertas. Uma foi o início de novos campos no estado de MS (Mundo Novo, Campo Grande, Dourados).


A outra foi à fronteira estrutural de grupos pequenos na igreja local, assim facilitando o pastoreio, o treinamento, e a expansão como evidenciado em igrejas crescentes como as de Curitiba, Boas Novas (SP), São José (SC) e Jardim Campinas.  Mesmo assim, a nível nacional estas duas décadas foram mais de enfoque interno do que externo.
Treinamento para o trabalho missionário é uma área de muita atuação entre os Irmãos Menonitas.

 

Desde o treinamento informal que acontece no dia-a-dia na vida da igreja local até treinamentos formais através de cursos breves, oficinas, congressos, seminários, etc. O treinamento para a missão tem sido,uma prioridade para nós.  Como resultado, podemos dar graças a Deus pelos cooperadores, os evangelistas, os missionários, e os pastores surgidos entre nós ao longo dos últimos anos.  
 

FUNDAÇÃO DA IGREJA EVANGÉLICA IRMÃOS MENONITAS

 

Em meados do século passado, o pastor evangélico Eduardo Wuest veio da Alemanha trabalhar entre seus conterrâneos que moravam no sul da Rússia, próximo à colônia menonita de Molotschna. Simultaneamente, este pastor passou a dirigir estudos bíblicos nas igrejas menonitas.

 


Tanto o evangelho pregado pelo pastor Eduardo Wuest como a literatura religiosa ao pietismo de Wuerttemberg, na Alemanha, movimento de avivamento com ênfase na regeneração e santificação, encontraram boa aceitação junto a muitos que, insatisfeitos com o estado das igrejas, almejavam uma vida renovada. O resultado foi um reavivamento espiritual na região, onde muitas pessoas se converteram ao Senhor e começaram a viver uma nova vida com Jesus. Um grupo destes novos crentes, após muitas orações fervorosas e estudo profundo da Palavra de Deus, fundaram a Igreja Irmãos Menonitas em 06 de janeiro de 1860. Essas pessoas chamavam-se de irmãos porque os crentes ao Novo Testamento assim eram chamados (Filipenses 4:1; l Pe 2:17). 

 

Muitas vezes incompreendidos e por vezes até menosprezados por seus semelhantes chegando a serem perseguidos por causa de sua fé, os membros da Igreja Irmãos Menonitas mantiveram firme o princípio bíblico de só aceitar crentes como membros da igreja e de que os crentes deveriam levar uma vida de santificação afastada do pecado, conforme enfatizado pelos anabatistas. 


Os membros da nova igreja sentiam-se como Pedro e João em Atos 4:20, pois também não podiam calar acerca das experiências proporcionadas pela graça libertadora de Cristo e identificaram a evangelização e as missões como tarefas primordiais de cada crente. Entendendo que cada crente deveria ser um discípulo e testemunha de Cristo, a igreja cresceu e multiplicou-se.


Através da imigração, a Igreja Irmãos Menonitas expandiu-se para as Américas do Norte e do Sul. Em cumprimento à grande comissão do Senhor Jesus: "lde por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16: 15), muitos missionários da América do Norte foram a outros países, especialmente da África e da Ásia, proclamar o evangelho da salvação. Assim, quando em 1930 um grupo de menonitas de origem alemã veio da Rússia ao Brasil, o trabalho de pregação do evangelho foi iniciado com auxílio dos irmãos na fé da América do Norte.


Como fruto deste trabalho incessante, a Igreja Irmãos Menonitas conta atualmente (1983) com 125.000 membros, testemunhando de Cristo em aproximadamente 45 países de todos os continentes. 
Durante mais de um século Deus tem protegido e abençoado a Igreja Irmãos Menonitas. De um grupo de 18 (dezoito) homens numa colônia na Rússia em 1860 e atualmente nesta igreja que cresceu e se espalhou por todo o mundo. Hoje há membros de muitas raças e línguas. 
Mas se não há razão de ficar envergonhados, também não há nenhuma razão de vangloriar-se. Deus tem protegido e abençoado por causa de sua misericórdia e não por causa de merecimentos humanos. 
Agora, não basta saber da origem desta irmandade; importa viver atualmente de tal maneira que não seja vergonhoso nem desonra ser chamado de Irmãos.
 

A IGREJA EVANGÉLICA IRMÃOS MENONITAS EM JARDIM CAMPINAS

 

Relembramos o ano de 1983. Reuniram-se na casa do irmão Ambrosio com o pastoreio e supervisão dos Missionários Victor e Marta Wiens, o primeiro grupo de famílias que formariam uma forte igreja em Jardim Campinas, a Primeira Igreja Evangélica Irmãos Menonitas.

 
Após trabalhos evangelísticos e de discipulado já com o acréscimo de mais algumas pessoas (Edivaldo Fernandes, Ilsa B. dos Santos, Alaíde Pereira, Simone Morilla, Rosemeire Cordeiro e outros), esta crescente igreja alugou um salão e algumas salas na R. Constelação do Caranguejo, 149 (em cima da padaria) iniciando um novo tempo para aqueles irmãos.

Os anos foram passando e irmãos foram acrescentados. A cada ano novos batismos; lideres sendo formados, jovens se preparando para ministério e até um jovemenviado ao nosso instituto de formação de pastores – ISBIM (Curitiba). Era um tempo de grandes conquistas e vitórias. Glória a Deus, e a Ele, nós somos grato por cada momento experimentado naquele tempo e vemos uma grande igreja se despontando.


Eis que surge um grande desafio. O missionário Victor e família precisavam voltar ao EUA para relatórios e renovação do ministério. Com a saída do missionário Victor e família a igreja começou a enfrentar novas lutas e o inimigo encontrou algumas brechas para tentar dividir e encerrar aquela jovem igreja.
A partir daquele momento a batalha havia iniciado contra o inimigo para manter viva e crescente aquela amada igreja.


No dia 11 do mês de Dezembro do ano de 2004, reuniram-se os membros fundadores da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas de Jardim Campinas em local pré-estabelecido como sede da Instituição, Rua Constelação do Caranguejo, nº 715, bairro Jardim Campinas, cidade de São Paulo / SP. Com a finalidade de fundar uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de organização religiosa sem fins lucrativos e por tempo indeterminado.

Grandes lutas nós temos enfrentado em todos esses anos de trabalho em Jardim Campinas. Momentos de fortes ataques, mas, grandes vitórias. Graças ao nosso Bondoso Deus, pessoas foram acrescentadas para nos ajudar a continuar, nos animando, fortalecendo e equipando. Novos batismos; e novas pessoas foram acrescentadas.Após todos estes anos em Jd. Campinas, somos muito gratos ao nosso Deus por tudo que temos passado. Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo.Obrigado Senhor!

Este é um breve relato de como iniciou mais uma igreja Vitoriosa e crescente de Cristo em Jardim Campinas. Cremos que temos uma importante contribuição para esta região. Cremos que nosso chamado para unir e trabalhar em conjunto com nossos irmãos de outros ministérios.Cremos que Deus designou nosso propósito como Irmãos Menonitas de Jardim Campinas para:


•    Ganhar pessoas para Jesus e torná-las membros da família de Deus, pelos relacionamentos.
•    Consolidar de forma que alcancem a altura espiritual de Cristo pelo discipulado.
•    Treinar para seus ministérios através dos relacionamentos nos grupos pequenos.
•    Enviar para formarem discípulos para a glória de Deus.

A célula será o nosso modelo de construir nossa igreja como uma comunidade cristã. 


Queremos vivenciar uma igreja crescente em todas as suas dimensões, cima, dentro, fora, frente, ou seja,Conectando-se com Deus, Edificando vida em corpo, Alcançando as famílias multiplicando os grupos e Formando novos líderes. Enforque evangelístico explícito, com reunião voltada para pessoas não crentes, mas com temas que também interessem aos crentes. Sendo sensível às necessidades espirituais e emocionais do grupo, de maneira que os membros possam exercer seus dons.
 

© 2017 por BPL Consultoria

  • YouTube Social  Icon
  • c-facebook
bottom of page